8 causas para a pele seca

A pele é a primeira barreira do nosso corpo, sofrendo a ação do sol, vento, frio, poluição, etc. Para que ela funcione bem, não coce e esteja sempre bonita, separei para vocês 8 causas de ressecamento e o que fazer para amenizá-las:

  • 1. Inverno

A queda da temperatura, e principalmente a baixa umidade do ar nesta época provocam uma corrida ao meu consultório com queixas de prurido e pele seca. O ato de coçar provoca até feridas! Para resolver este problema, podemos usar umidificadores, e muuuuuto hidratante!

  • 2. Banhos muito quentes

A água quente leva com ela a camada de óleo que cobre naturalmente a nossa pele. Quanto mais quente a água e mais tempo no banho pior. A solução aqui é optar pela água morna, e tomar um banho rápido, 5 minutos são suficientes. A natureza também agradece!

  • 3. Uso inadequado de sabonetes

Os sabonetes não são todos iguais. Existem os sabonetes com maior poder de limpeza, porém que agridem e ressecam mais a pele. Prefira os sabonetes específicos para pele seca, que são mais suaves, e use apenas uma pequena quantidade.

  • 4. Esfregar-se demais com a bucha

Friccionar a pele com a bucha é mesmo necessário para ficar limpo? Provavelmente não, para a maioria das pessoas. Usar a suas próprias mãos para lavar-se, ou uma esponja bem macia já é suficiente para uma boa higiene, sem causar danos à sua pele.

  • 5.  Retirar toda a umidade retida durante o banho

A superficie da pele absove água no banho, mas ela irá toda embora caso você seque-a totalmente com a toalha e não use um “filme” para retê-la. A dica aqui é não secar completamente a pele, e em seguida usar um hidratante que contenha ceramida, uréia, lactato de amônio, dimeticona – ingredientes que são encontrados em produtos nomeados “para a pele seca”. Eles vão hidratar e formar uma barreira para que a água fique retida na pele.

  • 6. Envelhecimento

A queda na taxa dos hormônios e o envelhecimento causado pelo sol deixam a pele mais seca e craquelada.Como não podemos parar o tempo, precisamos compensar este processo de alguma forma. Usar bons hidratantes é obrigatório, e se pudermos associar produtos que causem a renovação da pele, como o retinol e os alfa-hidróxiacidos, podemos hidratar, melhorar as rugas e as manchas ao mesmo tempo!

  • 7. Irritantes

Várias substâncias podem causar irritação na pele, desde detergentes, corantes, e fragrâncias. Caso você note que sua pele é sensível, procure produtos sem fragrância, sem corantes, e evite o uso de tecidos sintéticos.

  • 8. Problemas de saúde

Doenças da tireóide, diabetes, dermatite atópica e psoríase são apenas alguns exemplos de doenças que podem deixar a sua pele mais ressecada.

Caso já esteja cuidando da sua pele adequadamente e os sintomas não estiverem melhorando, procure um dermatologista para uma avaliação individualizada.

Acho que não ficou nenhuma dúvida, né? Então agora não tem mais desculpa para ficar com a pele ressecada!

 

Até o próximo post…

Fonte: American Academy of Dermatology: “Dry Skin: Tips for Relieving.”