Afinal, chocolate piora acne?

O chocolate tem sido acusado há décadas de influenciar o surgimento de espinhas, mas a verdade é que não existe nenhuma evidência científica que comprove esta teoria.

A acne é uma doença multi-fatorial, com forte correlação hormonal.
As pesquisas que procuram identificar uma relação causa/efeito entre a dieta e a acne são difíceis de serem realizadas, e muitas vezes apresentam vários fatores de confusão (viéses).
Para os amantes do chocolate existe até uma boa evidência, um estudo feito em 1969, que não mostrou correlação entre chocolate e acne. Mas este estudo não pode ser considerado conclusivo sobre este assunto.
Vários estudos também tem indicado que dietas ricas em carboidratos podem piorar a acne, principalmente os alimentos com alto índice glicêmico – que liberam glicose rapidamente no sangue – como o açúcar.
O consumo de leite em demasia também tem sido apontado como fator de piora da acne, pois ele pode conter substâncias que atuariam como pré-hormônios. Esta relação pode ser estendida aos usuários de suplementos à base de whey protein (proteína do soro do leite).
Porém, a pele de cada pessoa é única, e a reação a cada alimento pode variar. É importante que cada um observe atentamente se sua acne apresenta piora após a ingestão de determinados alimentos. Se você notar esta relação, evite o uso deste alimento e observe se ocorre alguma melhora. Se não ocorrer alteração, provavelmente o alimento em questão não é o “vilão” desta história, e seu consumo está liberado (é claro, sempre com bom senso).
Minha sugestão é manter uma dieta saudável, diversificada e balanceada.
Além disso, a acne é uma doença, e para ela existem tratamentos muito eficazes. Restringir um determinado alimento pode até melhorar a acne, mas a melhora será discreta quando comparado ao resultado dos medicamentos. Principalmente a restrição ao leite e derivados, que é muito perigosa na adolescência, pois o leite á a principal fonte de cálcio na nossa alimentação.
Portanto, que tal comer mais um pedacinho do ovo de páscoa hoje???