Cabelo, cabelo meu… Parte 1: shampoos

Cabelo é um assunto que rende muito pano para manga, e assunto para vários posts. E muita gente não sabe, mas o dermatologista é o profissional mais capacitado para um correto diagnóstico capilar! É claro que o lugar dos nossos queridíssimos cabelereiros é garantido, ok? Eles são insubstituíveis!

Mas como o crescimento e a queda de cabelo envolvem processos biológicos sistêmicos, e sofre grande influência de doenças, genética e medicamentos, é importante que um médico dermatologista avalie sempre para indicar o melhor tratamento.

Hoje vamos falar de um cuidado básico que todo cabelo precisa ter: a limpeza. É claro que cada caso precisa ser individualizado, mas vou dar uma visão geral apenas. Se gostarem, podemos continuar nos próximos posts com os cuidados seguintes (condicionadores, máscaras, leave in).

Higiene e Limpeza

O couro cabeludo produz secreção sebácea, e apresenta uma descamação natural discreta. Algumas pessoas apresentam maior produção de sebo, e em algumas patologias como dermatite seborreica e psoríase o couro cabeludo pode mostrar uma descamação muito importante. Existem vários tipos de shampoos, e pode parecer óbvio, mas é super importante escolher o tipo certo – couro cabeludo oleoso precisa de shampoo mais forte, quem tem menos sebo no couro cabeludo pode usar um shampoo mais suave, mais hidratante. Geralmente estes dados veem escritos na própria embalagem. Uma dica é que em geral os produtos que limpam mais são transparentes, e os shampoos mais hidratantes são os perolados (há exceções). A frequência de lavagem é bem individual também. Aí vai mais uma dica: se o couro cabeludo está oleoso, é sinal que tem que lavar os cabelos. Algumas mulheres com cabelos étnicos chegam a ficar uma semana sem lavar os cabelos, e não apresentam oleosidade no couro cabeludo. Outras precisam lavar todos os dias. Dificilmente um shampoo vai mudar a quantidade de sebo que seu couro cabeludo produz, pois a produção de sebo é dependente de fatores hormonais e genéticos. Por isso é importante que a lavagem seja eficiente, para que o couro cabeludo fique limpo!

Praticamente todos os tipos de shampoo, exceto os 2 em 1 e os de bebê muito suaves, vão deixar os cabelos secos e arrepiados, pois eles carregam os fios com cargas positivas, que se repelem entre si. Por isso é imprescindível o uso de condicionadores, que são cargas negativas que neutralizam as cargas positivas do shampoo e ajudam a fechar as cutículas dos fios.

Mas este assunto dos condicionadores vai ficar para o próximo post!

Beijos e até mais!