Calcanhares rachados – e agora?

O verão está aí, você está louca para estrear suas sandálias e rasteirinhas novas (ou mesmo aquelas antigas que você ama) mas seu calcanhar está rachado? Poxa, assim fica ruim…

Mas calma que dá para melhorar! Antes, precisamos entender porque isto ocorre.

O calcanhar, como a sola dos pés, tem normalmente uma camada mais espessa de queratina. Fatores externos podem fazer esta camada ficar ainda mais espessa, como nas áreas de atrito, contato com produtos químicos, poeira, vento, baixa umidade relativa do ar.

O modo de pisar e o sobrepeso são fatores que pioram muito as rachaduras nos calcanhares, e também os calos nos pés.

Então aqui vão algumas dicas para amenizar este problema:

1. Tente, na maior parte do tempo, usar sapatos confortáveis que cubram e deem sustentação adequada ao calcanhar.

2. Se estiver acima do peso, emagreça! E reforce os cuidados, pois é bem mais fácil sobrecarregar o calcanhar com o peso exacerbado.

3. Use bons hidratantes, de preferência que contenham uréia. Para aumentar a ação destes cremes, tente usar meias ou envolver o calcanhar com um filme de PVC durante a noite.

4. Lixar não resolve o problema, mas pode ajudar a melhorar um pouco a estética temporariamente. Mas só faça isto quando já estiver usando cremes hidratantes, para não piorar ainda mais o aspecto.

5. Algumas rachaduras podem até mesmo infeccionar, por isso os cuidados são importantes principalmente em pacientes diabéticos que tem menor sensibilidade nos pés.

 

Se nada disso ajudar, procure um dermatologista para uma avaliação mais detalhada (como a exclusão de micoses) e para a indicação de cremes mais potentes!

 

Afinal, quem não quer ter um pé lisinho?