Novidades no tratamento do MELASMA!

O tratamento do melasma é um grande desafio. Por isso sempre que surgem novos tratamentos nós, dermatologistas, corremos para separar o joio do trigo: o que realmente funciona do que é apenas mais uma falsa esperança para nossos pacientes.

Para iniciar nossa conversa, quero deixar uma coisa bem clara para todos os interessados: protetor solar e cremes de uso doméstico (sempre prescritos pelo dermato) são ainda a base do tratamento, hein??? Não tem como fugir!

Mas em alguns momentos, queremos algo a mais. Quando a melhora estaciona, quando temos pressa (quem nunca?) ou até mesmo para incentivar um pouco quem já desanimou de tantos cremes…

Na minha experiência e de vários renomados colegas, dentre os tratamentos a laser aclamados atualmente os melhores resultados temos conseguido com o “drug-delivery”. A idéia é esta: fazer “furinhos” na pele para que um princípio ativo clareador penetre mais profundamente e atinja as camadas mais profundas da mancha. Os resultados são surpreendentes!

Atualmente também temos associado os nutracêuticos, que são substâncias ingeridas em forma de cápsulas que auxiliam no clareamento da pele, como antioxidantes, ácido tranexâmico, etc.

Sempre sob supervisão do seu dermatologista, sempre protegendo do sol e sempre usando seus creminhos (não tem como escapar deles), é possível sim associar um tratamento com laser e, mais importante, com resultados logo na primeira sessão!

Mas fique atento: todo tratamento envolve riscos, por isso é importante procurar profissionais respeitados que conheçam e saibam conduzir possíveis complicações que qualquer tratamento mais profundo pode apresentar!

Espero que tenham gostado…

Beijos!