Os “R”s do rejuvenescimento facial

A tendência atual em rejuvenescimento é a naturalidade. Diferente de apenas “esticar” a pele ou “paralisar” as expressões, o que buscamos hoje é a harmonia e a beleza dos pacientes, respeitando a individualidade e as expectativas de cada um.

O tratamento é mais adequado quando olhamos o rosto na sua totalidade, não apenas cada ruguinha ou mancha isoladamente. Somando diferentes abordagens o resultado final é sempre melhor!

O dermatologista norte-americano Gary D. Monheit criou o conceito dos 3Rs do rejuvenescimento facial, que resume perfeitamente as necessidades da pele envelhecida: renovar a pele, relaxar os músculos, além de recuperar o volume e redefinir os contornos faciais. Esta é a metodologia que uso em meu dia a dia para o tratamento mais completo dos meus pacientes.

Renovar a pele

A pele envelhecida é caracterizada por manchas, vincos, opacidade, perda da firmeza e da elasticidade. Por isso o primeiro R do rejuvenescimento é melhorar a qualidade da pele, através de peelings, lasers, luz pulsada ou microdermoabração. O objetivo é uma pele sem manchas, com brilho e firmeza.

Relaxar os músculos

As rugas de expressão são resultado do movimento dos músculos da face. Assim, o único modo eficiente de tratar estas rugas é tratando os músculos faciais! A toxina botulínica – o famoso botox – atua no relaxamento muscular, e é utilizada principalmente para tratar os pés-de-galinha, as rugas da testa e da glabela (região entre as sobrancelhas). Cada vez mais utilizamos o botox de forma preventiva, para reeducar a mímica facial e evitar a formação das rugas profundas. Trabalhamos também com pontos de aplicação avançados, para tratamento do pescoço e melhora do contorno da face.

Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

Com o passar do tempo ocorre um afinamento de todas as camadas da pele. Os compartimentos de gordura subcutânea e até mesmo os ossos da face são reabsorvidos progressivamente, fazendo com que a face fique mais achatada e plana. É como se a face se esvaziasse com o tempo, criando dobras, sulcos e acúmulo de pele na região da mandíbula. O uso de preenchedores à base de ácido ácido hialurônico é o tratamento mais indicado para a recuperação do volume perdido, a redefinição dos contornos faciais e o preenchimento das rugas mais profundas.