Poros dilatados – dá para melhorar?

Se você se incomoda com a aparência dos poros na sua pele, provavelmente já se deparou com um infinidade de produtos que prometem milagres, mas que dificilmente cumprem suas promessas…

Vamos primeiro entender o que faz com que os poros adquiram este aspecto dilatado, e o que podemos fazer para melhorar.

São 5 fatores principais:

1. O acúmulo de restos de pele – os debris celulares. Este problema é facilmente resolvido com a limpeza adequada da pele.

2. Oleosidade excessiva. A camada de óleo acumulada sobre os poros acentua sua aparência. Para isso podemos usar produtos que absorvam a oleosidade, como alguns protetores solares e maquiagens, e limpar a pele mais frequentemente.

3. Crescimento de bactérias – contribui para o aspecto enegrecido dos poros. A esfoliação pode ajudar, mas o tratamento adequado com produtos que diminuam a proliferação bacteriana apresenta um melhor resultado.

4. Exposição ao sol – pode espessar a pele ao redor dos poros, fazendo-os parecer mais largos. Para isso, use protetor solar e evite tomar sol!

5. Genética – determina seu tipo de pele, a espessura da sua pele e a propensão para pele oleosa.

Os produtos utilizados para melhorar o aspecto de poros diltados são basicamentes os mesmos utilizados para o tratamento da acne. Quando utilizamos cosméticos os princípios ativos estão em concentrações menores do que quando utilizamos medicamentos prescritos pelo dermatologista. Nem sempre um produto mais caro, que investe fortemente em propaganda, vai funcionar melhor que produtos mais baratos (sempre de marcas confiáveis!). O importante é usar produtos adequados. Em muitos casos, associar produtos que camuflem e disfarcem os poros é uma ótima solução, como os protetores solares com base, os primers e as bases corretivas.

O laser ablativo e o microagulhamento podem ser usados nos casos em que a pele é muito espessa, seja pelo envelhecimento ou por cicatrizes de acne, pois vão promover a melhora da qualidade da pele, e diminuir o espessamento indesejado.

O recado maior de hoje é este: na verdade, nada vai diminuir fisicamente o tamanho dos seus poros! Você pode suavizar sua aparência com a limpeza adequada, melhorando a oleosidade excessiva, ou disfarçar usando maquiagem.

E é isso… Espero ter ajudado!